PROTEÍNAS

PLÁ SÃ #4

As proteínas são os componentes celular mais abundante e mais diversificada quanto á suas funções e formas. São sintetizadas a partir de apenas 20 aminoácidos que possuem em sua molécula um grupo amino ( NH2), um grupo carboxila (COOH) e uma cadeia R responsável eplas diversas funções das proteínas, todos ligados a um carbono quiral.

As proteínas podem ser classifcadas quanto a sua forma, como proteínas globulares e fibrosas, subdivididas em alfa-queratinas e beta-queratinas. Esse tipo de estrutura fibrosa é formado por cadeias polipeptídicas longas que se associam lateralmente formando fibrilas e fibras.

Sabendo-se que as proteínas possuem ligações de hidrogênio, interações hidrofóbicas e ligações eletrostáticas ou iônicas, as alfa-queratinas, de acordo com o padrão de disposição dessas ligações determina a textura do cabelo (ondulado liso ou encaracolado).

Carnes, peixes, laticínios, e ovos são os mais ricos em proteína, chegando a conter a 10 a 100 vezes mais proteína que os vegetais. Cereais e legumes são relativamente pobres em proteínas. Uma das proteínas mais digeríveis cerca de 85 a 90% é a ovalbumina, presente na clara do ovo, plá sã.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s