IMPORTÂNCIA DA MASTIGAÇÃO

PLÁ SÃ #3

O ato de mastigar inicia o processo de digestão mecânica e química, enviando estímulos para que comece a liberação de ácido gástrico (HCl). Com a chegada do alimento á boca, os três pares de glândulas salivares similares a cachos de uvas, secretam uma substância conhecida por saliva. Essa substância apresenta diversas funções importantes, algumas delas são:

A água e o muco presentes na saliva possuem a função de amolecer e lubrificar o alimento para facilitar a deglutição. essa função pode ser avaliada pela tentativa de engolir um daquele biscoitos de água e sal sem mastigá-lo completamente.

A enzima Amilase Salivar inicia a digestão de carboidratos, para posteriormente no estômago continuar a digestão por meio de outras enzimas.

No post sobre o mapa dos gostos da língua, expliquei um pouco sobre os botões gustatórios presentes na língua, responsáveis por captar os sabores da comida (doce, azedo, salgado, amargo e umami). A saliva também possui função de dissolver os alimentos para que se possa sentir o sabor captado pelos botões gustatórios.

Além disso, tem a função de defesa por estar presente a lisoenzima, que tem papel antibacteriano e ajuda na limpeza dos dentes e língua após as refeições, plá sã.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s